Por que o nome "Constelações"?

Conhecido em alemão (língua natural de Hellinger) como ‘Familienaufstellung’, significa, em tradução literal: ‘colocação’, ou ‘representação’ familiar. Em português, utilizamos o termo ‘constelação’, pois o verbo "stellen" em alemão foi traduzido para o inglês como "constellate" significando o posicionamento de certos elementos numa específica configuração. Como os primeiros escritos de Hellinger traduzidos para o português vieram do inglês, passamos a conhecer a técnica psicoterapêutica como "Constelação Familiar". O termo nada tem a ver com estrelas, astrologia, esoterismo ou similares, pois possui conotação de representação, colocação onde os elementos são posicionados numa certa configuração de relações.

 

Esta abordagem tem algo em relação a alguma religião?

Não. Hellinger sempre fundamentou seu trabalho na observação empírica dos fenômenos observados através dos representantes e dos clientes mesmos. Portanto, a abordagem não está ligada a nenhuma religião ou credo. Também não pressupõe a necessidade de que o cliente creia em nenhum princípio, dogma ou doutrina. Conceitos como “alma” e “espírito” no trabalho de Hellinger também possuem bases empíricas verificáveis e nada tem a ver com os conceitos que tais palavras possuem nos contextos religiosos.

Qual é a base científica para os fenômenos observados nas constelações familiares?

O fenômeno das constelações ainda é muito estudado por diversos cientistas e pesquisadores ao redor do mundo. Por possuir base nos estudos de Hellinger, podemos encontrar aspectos filosóficos e psicoterapêuticos em sua formação. a Constelação Familiar As pessoas interessadas em compreender melhor esse fenômeno podem buscar respostas através de estudos como o de Sheldarake, pois durante nossos cursos  não nos ocupamos em explicar ou estudar o fenômeno em si, apenas o utilizamos em benefício do cliente para auxiliá-lo a esclarecer suas questões.

Posso ir com meu parceiro (a)?

Claro! O trabalho de um cônjuge, mesmo que seja de um tema pessoal, permite ao outro que o acompanha, perceber como os movimentos de amor de seu parceiro (a) se desenvolvem. Permite ver como por trás do que o outro faz atua um amor profundo, antes não percebido e isso enriquece a relação e a compreensão mutua. Há exceções é claro, por exemplo, quando um dos cônjuges não deseja que o outro vá. Nesses casos, o melhor é aceitar a necessidade de privacidade do outro. No entanto, temos recebidos muitos casais em nossos Treinamentos e o que se mostra é que eles se unem ainda mais, caminham e crescem juntos!

Posso constelar para meu filho?

Isso depende. Por regra, os pais podem fazê-lo por seus filhos pequenos, mas nem sempre pelos filhos adultos. O motivo é simples. Uma criança está sob grande influencia de seus pais e portanto, muitos dos fatores que atuam numa criança passam pelo comportamento dos pais. Já com filhos adultos, a chance de que uma mudança no comportamento dos pais possa vir a ter algum efeito nos mesmos é muito menor. Há, contudo exceções em ambas situações e se esse é o seu caso, sugerimos que entre em contato com nossos organizadores locais e converse com ele sobre o assunto antes de vir ao workshop.

A partir de que idade é possível constelar?

Originalmente trabalhávamos apenas com maiores de 14-15 anos. Contudo, a experiência que acumulamos nos anos recentes e também a experiência de Bert Hellinger e sua esposa Sophie com crianças tem se mostrado muito frutífera. Nesses casos porém, os pais (ou pelo menos um deles) precisam estar presente. Temos recebido crianças de cerca de 7 anos que ficam tranquilas e participam ativamente dos workshops. Lembrando que na verdade esse trabalho atua em toda a família, mesmo que os demais membros não estejam presentes.

É necessário que o cliente saiba de todas as informações relativas a seus pais, avós e bisavós?

Não. Não é necessário. Como regra, quase sempre aquilo que atua em uma família nem sempre é totalmente sabido por todos os membros dessa família. Por exemplo, é comum que relações amorosas dos pais ou avós que antecedem o casamento dos mesmos sejam pouco conhecidas pelos filhos ou netos. Sendo assim seria inútil a alguém querer saber de antemão todas as informações relevantes, mesmo porque essa pessoa não saberia exatamente que informações buscar e nem com quem da família deveria fazê-lo. Habitualmente as constelações tem a propriedade de descortinar as informações cruciais que tem relevância. Aliás, esse é o maior mérito dessa abordagem. Assim sendo, para quem deseja participar, sugerimos apenas relaxar e participar sem se ocupar em levantar informações prévias. O essencial se mostra através do trabalho em si.

Preciso continuar participando das constelações depois que fiz a primeira?

De modo algum. Um workshop busca auxiliar cada um a dar um passo numa boa direção, através de uma representação de sua questão. Porém, é comum que devido a grande efetividade do método e em face aos bons resultados anteriormente obtidos nossos clientes muitas vezes retornem mais tarde com outras questões a serem solucionadas.

Posso colocar mais de uma questão num mesmo encontro?

 Há muitas razões pelas quais isso não é desejável. Além das restrições de tempo, observamos ao longo dos anos que uma constelação produz um profundo efeito na pessoa que a experimenta. Houve situações no início de nossa experiência com as constelações em que fizemos com alguns clientes mais de uma constelação no mesmo workshop. O que observamos é que a pessoa ficava bastante "sobrecarregada" e cansada. Além disso, a consecução de dois trabalhos num intervalo de tempo tão curto produz uma certa "perda de foco" no cliente que se vê avassalado por uma grande carga de informação emocional. Sendo assim, não recomendamos e nem procedemos a mais de uma constelação com o mesmo cliente num único workshop.

Se vou para o encontro com três questões muito importantes, mas trabalho apenas uma, depois o que eu faço com as outras duas?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, quando trabalhamos com sistemas, observamos que poucas causas geram uma miríade de efeitos. Como diz Bert Hellinger, "todos os raios de uma roda se unem no mesmo centro". Uma desordem fundamental gera uma sequência de perturbações em diversos aspectos da vida do indivíduo que parecem, a princípio, desconectados entre si, mas na verdade estão ligados e são interdependentes. Já observamos pessoas constelarem até 4 temas "diferentes" em momentos diferentes ,e as 4 constelações, feitas por 4 consteladores diferentes gerarem ao final a mesma imagem de solução, já que o movimento que se mostrou como essencial desde a primeira vez não havia sido feito pelo cliente. Sendo assim, se você escolhe um tema realmente importante, a constelação o levará a um ponto essencial para a solução. Uma vez que tal imagem é tomada seriamente pelo cliente isso produz geralmente efeitos em diversos aspectos de sua vida. Por regra sugerimos a cada cliente que aguarde algum tempo antes de constelar "outros temas", exatamente por isso. Porém se depois de algum tempo os demais temas ainda permanecerem importantes e você ainda não estiver conseguindo resolvê-los sozinho, aí sim sugerimos uma nova constelação, caso você acredite que ela poderá ajudá- lo.

Quero ler algo sobre esta abordagem, onde posso encontrar?

Hoje, graças ao trabalho que também desenvolvemos junto à Editora Atman, existem muitos títulos traduzidos para o português. Há duas editoras que traduzem e publicam trabalhos de Hellinger e outros autores sobre Constelações Familiares: a editora Cultrix  que tem 9 títulos publicados sobre esse tema e a editora Atman (www.atmaneditora.com.br) com 20 títulos publicados. Essa última editora também publica DVD’s com vídeos de trabalhos de Bert Hellinger, e não cobra frete no envio de mercadorias para todo o Brasil, o que facilita as compras através do site. Você também pode encontrar os livros da Cultrix no site da Atman. Há ainda alguns textos em nosso site sobre diversos temas relacionados à abordagem. 

É indicado que vá a família inteira para constelar?

Não é preciso, no entanto isso não é proibido. Já tivemos diversas situações onde muitos membros de uma mesma família estavam presentes num grupo, e em todas as ocasiões sempre se mostrou útil para todos. Porém, quando se trabalha numa constelação sempre precisamos ter em conta que o melhor interesse de todos os membros familiares deve ser levado em consideração e o respeito por todos é uma condição primordial para o trabalho, estando esses presentes ou não.

Posso colocar uma questão empresarial?

Claro. As empresas também estão submetidas às mesmas leis que regem as relações humanas, pois são compostas por pessoas. Nesse caso, porém, temos que levar em conta que somente podemos trabalhar com questões onde o participante tem poder de mudar, ou seja, não podemos constelar uma questão onde o poder de decisão na verdade pertence à outra pessoa, como por exemplo o meu chefe ou o dono do negócio no qual sou empregado. Posso, entretanto, constelar o departamento do qual sou chefe, pois aí tenho poder de decisão.

 

Tenho que tomar uma decisão séria em minha vida, posso constelar isso?

Sim. A constelação, inclusive, pode muito revelar sobre as situações que obstruem as soluções e a fluidez dos acontecimentos, ampliando a visão de quem necessita tomar uma decisão sobre as muitas questões contextuais que quase sempre a pessoa envolvida não consegue perceber por estar muito “dentro” da questão.

Estou grávida, posso participar de uma Constelação?

Sim, contando sempre com o bom-senso dos participantes para que a gestante seja preservada de exposições físicas e eventuais riscos. É importante que o(s) facilitador(es) e o organizador seja(m) informado(s) para promover o conforto necessário durante o evento.

Sou muito cético, mesmo assim seria possível aproveitar algo desta abordagem?

Por ser uma abordagem empírica, não se faz necessário crer ou ter alguma fé específica para poder participar da Constelação e aproveitar os seus benefícios.

Por ser um trabalho em grupo, me preocupo se haverá exposição.

Todas as informações pessoais nesse trabalho são disponibilizadas apenas se o cliente se sentir disposto. Ele sempre terá a possibilidade de se recusar a revelar algo que considere constrangedor e parar o trabalho, a seu pedido. Porém a atmosfera respeitosa e de não-julgamento, característica das atividades de Constelação faz com que geralmente tais preocupações quase nunca existam. Por outro lado, é importante ressaltar que as histórias particulares, por mais específicas e pessoais são muito próximas das histórias e situações encontradas na vida de quase todos nós.

Como faço para promover constelações em minha cidade?

Entre em contato com nossa organização e teremos o máximo prazer em viabilizar, dentro de nossas possibilidades encontros em sua cidade.

Devo fazer atendimento individual ou em grupo?

A constelação familiar trilha por caminhos de conexões, fluidez e amor.Este é um trabalho que possibilita olhar para as dinâmicas do sistema familiar, para os emaranhamentos sistêmicos, e nossos vínculos invisíveis que atuam além de um campo biográfico. 

Esses campos representam uma dimensão mais abrangente, e na maioria das vezes, não é consciente ao cliente, entretanto, sente seus efeitos como sintomas, pouca fluidez, dificuldades no relacionamento, etc. 

Em um Círculo de Constelações Familiares o cliente acessa estes campos mais amplos, através das percepções e movimentos dos representantes. Os representantes não estão ligados ao sistema familiar do cliente, e bem pouco sabem das informações que ele traz ali, mesmo assim podem oferecer indicações sobre as dinâmicas que não são conscientes e configurar estes emaranhamentos da história.
Com outra dinâmica, o atendimento individual atinge este mesmo objetivo. Através de visualizações, uso de bonecos, ou outros recursos clínicos é possível estar em ressonância com estes campos e ser surpreendido com a qualidade de suas imagens internas.

 Portanto o atendimento individual ou em grupo são maneiras de trabalhar e ambos possibilitam vivências de grande intensidade, conhecimento, imagens de solução, e reconciliação com a Vida! 

Não existe melhor, somente existe teu sentir por aquele que neste momento te traga mais confiança e disponibilidade em movimentar o amor em ti!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PERGUNTAS FREQUENTES

 

Próximos eventos (clique no evento para mais detalhes):

Redes Sociais

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Spotify ícone social

   Sorocaba, SP

​© 2017 por Zanith Cook