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Hellinger sciencia®



A Hellinger sciencia®, aqui escrita assim de propósito, é uma ciência do amor do espírito. Se trata de uma scientia universalis, a ciência universal dos ordens do convívio humano, começando pelas relações familiares, ou seja, as relações entre homem e mulher e entre pais e filhos, incluso a sua educação, indo para as ordens do trabalho, na profissão e nas organizações, até as ordens entre grupos abrangentes como no caso de povos e culturas. Ela é ao mesmo tempo a scientia universalis sobre as desordens, que levam aos conflitos no convívio humano, as quais separam as pessoas invés de uni-las. Estas ordens e desordens e transferem ao corpo. Elas desempenham um importante papel no caso de doenças e da saúde física, anímica e espiritual.

Por quê essa ciência se chama Hellinger sciencia®? Eu obtive estes insights como também os descrevi. Eu os testei na prática e publicamente. Por isso muitos puderam verificar o efeito destes insights em si mesmos como também nas suas relações e suas ações. Nisso se mostram que aqui se trata realmente de uma ciência.

Como ciência a Hellinger sciencia® está em movimento. Isso quer dizer que ela se desenvolve continuamente e também pelas experiências e insights de muitos outros que entraram nela – e nas suas consequências. Como ciência viva ela não forma uma escola, como se ela estivesse terminada e pudesse transmitir algo definitivo que pudesse ser aprendido. Por isso não existe um controle de sucesso para ela, como se pudesse ser medida de acordo com padrões que estão fora dela e como se ela tivesse que se justificar. Sua justificação está no seu efeito e seu sucesso. Ela é em todos os sentidos uma ciência aberta.

A Hellinger sciencia® dá motivo para a pergunta até que ponto essa designação é permitida. Me fiz esta pergunta também. Porque foi só lentamente que eu compreendi o alcance dos meus insights sobre as ordens do convívio humano e do amor humano. Eu compreendi que eles se unem para um ciência abrangente sobre as nossas relações e que chegou a hora de apresenta-la como ciência própria e dá-la um lugar de acordo em público. O meu nome deve assegurar que esta ciência é descrita e apresentada na sua clareza original.

As dimensões espirituais da Hellinger sciencia®

A Hellinger sciencia® chegou a uma dimensão além dos insights que podem ser diretamente imaginados nas ordens das nossas relações, que é uma dimensão espiritual. Somente partindo dela o alcance desses insights pode ser compreendido. Somente partindo dela, o seu significado universal e as consequências que dele resultam podem ser vividos em todas as áreas. O que é esse insight espiritual e o que são as suas dimensões? Este insight parte do princípio de uma observação e das consequências que dela resultam: Tudo que está presente não se move partindo de si mesmo. É movido por fora. Mesmo se algo se move como se movesse por si mesmo, como por exemplo tudo que vive, tem o seu movimento de um princípio que não resulta de si mesmo. Por isso qualquer movimento, também o movimento de tudo que vive, provém de um movimento que vem de fora, não somente no início, mas de forma ininterrupta enquanto a vida dura. Há algo a mais a ser considerado. Qualquer movimento, principalmente todo movimento vivo, é um movimento sabido. Ele parte do princípio de uma consciência naquela força que move tudo. Com outras palavras: Qualquer movimento é um movimento pensado. Ele se põe em movimento porque é pensado por esta força e ele se põe em movimento como foi pensado. O que então está no início de qualquer movimento? Um pensamento que tudo pensa como é. Qual é a consequência disso? Para este pensamento não existe nada que ele não quer assim como é, e como aquilo se move. Qualquer movimento afinal é um movimento do espírito. Por isso nada termina para este espírito. Tudo que foi ele ainda pensa, assim como ele nos pensa no presente e ao mesmo tempo tudo que virá. Por ele pensar o que virá ao mesmo tempo como aquilo que passou, tudo que é passado é relacionado ao que virá. O passado está em movimento em direção ao que virá e ao chegar, encontra a sua conclusão. Mas também aquilo que virá se tornará passado e se move como algo passado igualmente em direção a algo que virá. Não é concebível para nós que este pensamento que todo move termina. Assim como nada pode existir que não é pensado por ele, assim nada pode existir sem ele. Porque quem ou o quê deveria ainda pensa-lo após ele? Diante deste pensamento muitas das suposições e ideias, até então importantes para nós, cessam de existir. Por exemplo a suposição do livre-arbítrio, a suposição de uma responsabilidade pessoal. E muitos valores e diferenciações que sustentam a nossa cultura, desaparecem. Eu chamo aqui em primeira linha a diferenciação entre bem e mal, entre certo e errado, entre escolhido e condenado, entre acima e abaixo, elevado e baixo, melhor e pior e finalmente entre vida e morte. Mas nós ainda nos deparamos com estas diferenciações e a vivenciamos. Elas não são também pensadas e queridas por este espírito, assim como elas são?Há algo a mais a ser considerado aqui: O passado e aquilo que virá não são a mesma coisa. O passado está no caminho em direção ao que virá. Assim há um antes e um depois, e um mais e um menos para as nossas experiências. O quê é este menos? O quê é este mais? Não se trate de menos consciência ou mais consciência. Nós nos encontramos em um movimento de menos consciente a mais consciente. Nos encontramos em um movimento de menos conscientemente em sintonia com este movimento todo-abrangente em direção a mais conscientemente em sintonia com o seu movimento. Assim então há um movimento para nós de menos para mais, que não é concebível para este espírito. Para ele não há mais ou menos. Mesmo assim este movimento está em tudo com que encontramos nele, pensado por este espírito neste movimento. Este é pensado por aquele para nós, da forma que for que ele exija algo de nós como experiência no caminho em direção a mais consciência.

Quem consegue ter mais consciência? Que consegue estar mais em sintonia com esta consciência do espírito? Nós podemos ser assim pessoalmente? Nós podemos ser assim sozinhos nesta vida? Ou é assim que todas as pessoas, passadas como agora e futuras, estão juntas neste caminho e alcançam esta consciência com todos juntos? Elas a alcançam juntas com todas as experiências já feitas e que ainda precisam ser feitas, tanto por nós como por muitos outros, tanto nesta vida como nas outras? E aqui também somente em conjunto?


A liberdade

Naturalmente nos sentimos livres no que diz respeito a muitas coisas. Naturalmente nos sentimos responsáveis por nossas ações e suas consequências. Porém ao mesmo tempo nós sabemos que aquela força única, uma força espiritual que tudo move, pensou, moveu e quis a nossa liberdade, a nossa responsabilidade e a nossa culpa, com todas as suas consequências, assim que nós a vivemos como se fosse por nós mesmos.

Nós então agimos de forma diferente? Nós podemos agir de forma diferente? De onde podemos tirar a força para nos movermos e agirmos de forma diferente? O quê então resta para nós? De agir exatamente como antes e concordar com a nossa liberdade, a nossa responsabilidade, o nosso passado e a nossa culpa com todas as suas consequências assim como são e como nós os experienciamos. Porém ao mesmo tempo nos os experienciamos mais conscientemente em sintonia com este espírito que tudo move. Nós os experienciamos com mais consciência, tanto para nós como para todos os outros que foram envolvidos conosco nas consequências da nossa liberdade e do nosso passado, e nas consequências das nossas ações e da nossa culpa.

Estes muitos vivem o mesmo processo então de forma diferente. Eles fazem uma experiência diferente através do mesmo processo. Se eles percebem algo ao mesmo tempo, de serem livre e não livres, eles alcançam mais consciência, talvez também mais sintonia com este espírito que tudo move. Eles alcançam mais consciência que os leva como leva muitos outros um passo a frente no caminho ruma a uma consciência abrangente.


A preocupação

Nesta dimensão espiritual a preocupação desaparece, também a preocupação sobre o futuro da Hellinger sciencia. Ela vem de um movimento do espírito como foi pensada pelo espírito e se mantém em um movimento como este espírito o pensa, independente se alguém concorda com ele ou o rejeita. Como uma ciência universal ela revela a sua verdade em um caso como no outro, somente pelo seu efeito.

Como então ficam as preocupações que nós temos acerca do futuro: nosso futuro, o futuro de outras pessoas e o futuro do mundo? Estas preocupações então não se revelam de qualquer forma como tolas, como se nós pudéssemos mudar ou impedir algo com elas? Elas seriam preocupações contrárias aos movimentos do espírito, como se elas não dependessem dele. É diferente no caso daquelas preocupações que nós temos em sintonia com os movimentos deste espírito. Elas são preocupações vindas do cuidado em serviço do mundo, assim como o mundo o move. Elas estão em sintonia com as preocupações e o cuidado dele. Estas preocupações estão em sintonia com as ordens da vida, também com o seu início e o seu fim.


O futuro

Em sintonia com o pensamento deste espírito, para nós, qualquer futuro é agora. Este espírito pensa tudo agora. Na dimensão espiritual a preocupação pelo próximo desaparece. Qualquer próximo é mostrado agora a nós em sintonia com este movimento. Há um futuro para nós, porque este próximo existe, porém é um futuro agora.

A Hellinger sciencia® é uma ciência do agora. Todas as compreensões têm efeito agora e imediatamente. Qualquer resistência a estas compreensões também tem efeito agora e imediatamente. Nisso se monstra que a Hellinger sciencia® é uma ciência verdadeira, uma ciência das nossas relações agora.


O amor

Afinal a Hellinger sciencia® é uma ciência do amor. Ela é uma ciência universal do amor. Ela é uma ciência daquele amor que inclui tudo e da mesma maneira. Como esse amor dá certo? Ele dá certo em sintonia com o pensamento do espírito que move tudo, assim como o pensa. Ele é amor em sintonia com o pensamento do espírito, ciente do movimento do espírito. Ele sabe, como ele ama e como pode amar, porque é ciente deste amor em sintonia com a consciência do espírito como compreensão. Por isso este amor é puro como esta consciência. Ele é puro porque é movido por este outro pensamento. Ele é um amor que sabe, um amor puro que sabe. Por isso é um amor criador, porém criador em sintonia com o pensamento deste espírito. Por isso o amor se torna também uma ciência, uma ciência universal. Como ciência universal ele tem efeito universal. Ele tem efeito porque é verdadeiro.



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